Regulamento Geral do Campeonato Tocantinense Absoluto de 2010

Regulamento Geral do Campeonato Tocantinense Absoluto de 2010

Artigo1º DO OBJETIVO
O presente regulamento tem por objetivo definir normas que regerão o Campeonato Tocantinense Absoluto de Xadrez, em todas as suas etapas, para o ano de 2010, e selecionar um representante do Tocantins na Semifinal do
Brasileiro Absoluto.

Artigo 2º DAS FASES DE DISPUTA
O Campeonato Tocantinense Absoluto de Xadrez será realizado em duas fases de competição, a saber: a fase SEMIFINAL e a fase FINAL. A fase SEMIFINAL tem por objetivo primeiro, selecionar 12 (doze) enxadristas em três regionais, para a FASE FINAL do campeonato que apontará inequivocamente o Campeão Tocantinense de Xadrez do ano de 2010.

Parágrafo único – cada etapa regional classificatória deve ter o regulamento especifico para suas respectivas provas assim como a fase final.

Artigo 3º DA FASE SEMIFINAL
Será composta de quatro torneios, cada um correspondendo a uma cidade previamente selecionada do nosso Estado e com a quantidade mínima de 06 participantes. Os torneios serão abertos à participação de todos os enxadristas regularmente cadastrados na CBX. Tais torneios visam classificar 12 (doze) participantes que integrarão a fase FINAL do Campeonato Tocantinense Absoluto de Xadrez de 2010. Estes 04 torneios também definirão listas de espera para ocupar eventuais vagas na fase FINAL que surjam por desistências dos classificados, respectivamente em cada torneio, sempre se respeitando rigorosamente a ordem de classificação no torneio respectivo.

Parágrafo primeiro - Os torneios serão disputados com ritmo de tempo de reflexão pertinente ao xadrez pensado, à escolha do organizador. A FTX informa os seguintes tempos de reflexão: 60 min KO; 1h 30’ KO; 2h KO, e sugere que se de prioridade ao ritmo de 1:30 h + 30 seg de acréscimo em cada lance efetuado, observando-se rigorosamente as regras da FIDE.

Parágrafo segundo – Todas as Semifinais valerão Rating CBX e para tanto os inscritos deverão estar em dia com a CBX no ato da inscrição.

Parágrafo terceiro – A data limite para realização das Semi finais, será o dia 26 de setembro de 2010. Os resultados devem ser informados impreterivelmente até o dia 27 de setembro de 2010. Os Classificados
devem confirmar presença na Fase Final (que será de 08 a 10 de outubro) até o dia 01 de outubro de 2010.

Parágrafo quarto - Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais jogadores, para efeito de classificação serão utilizados, nesta ordem, os seguintes critérios de desempate:
1. MILÉSIMOS MEDIANOS
2. MILÉSIMOS TOTAIS
3. PONTUAÇÃO PROGRESSIVA
4. MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS


Artigo 4º DOS ORGANIZADORES
Os Clubes da Cidade Sede terão prioridade desde que oficializem o evento até o dia 30 de julho de 2010. Após esta data qualquer clube das cidades contidas em cada Região, pode se candidatar desde que esteja oficialmente filiado.

Artigo 5ºo DA PREMIAÇÃO
A premiação (troféus, medalhas e prêmios em dinheiro) de cada semifinal fica sob responsabilidade de seus respectivos organizadores. Os responsáveis pelas premiações terão total liberdade de estabelecer quantificações, e a obrigação de cumpri-las, conforme tenham sido estabelecidas, em folder oficial, publicado no Site da FTX.

Artigo 6º DA ARBITRAGEM
As semifinais deverão valer Rating CBX devendo, neste caso, cumprir com as prescrições contidas nos respectivos regulamentos, incluindo e não se limitando, a questão de arbitragem. (duvidas neste artigo, consultar o Diretor Técnico (israel_fillip@hotmail.com).

Artigo 6º DA FASE FINAL
Visa definir o Campeão Tocantinense Absoluto de Xadrez do ano de 2010.
Será realizada na cidade de Palmas com participação restrita aos 12 (Doze) enxadristas semifinalistas, reconhecidos e aprovados pela Federação Tocantinense de Xadrez, a partir de critérios previamente estabelecidos neste regulamento. O torneio será disputado com o tempo de reflexão de 1:30 h + 30 seg por lance realizado, nas mesas que conterem relógios digitais e 2h KO para as outras mesas com relógio analógico. O sistema de emparceiramento será o Schuring, observando-se rigorosamente as regras da FIDE.
IMPORTANTE - A fase Final valerá rating CBX, portanto os classificados nas semifinais deverão quitar a anuidade da CBX para participar.
Os critérios de desempates da final serão definidos seguindo os critérios de desempates do sistema Roud Roubim.

Artigo 7º Dos PARTICIPANTES
A competição será aberta a todos os enxadristas cadastrados e com a sua anuidade em dia com a CBX. Os jogadores estrangeiros ou não residentes no Tocantins, ou não federados na CBX pelo Tocantins deverão obter autorização especial da FTX. E os mesmos só concorrerão à vaga destinada a semifinal do brasileiro se por ventura constar a sua filiação como TO, no site da CBX, até a data da sua confirmação de participação na final do tocantinense (Obedecendo o período de confirmação.

Artigo 8º DOS CRITÉRIOS DE INGRESSO NA FASE FINAL
As 12 (Dose) vagas da fase FINAL serão assim preenchidas:
CIDADE TORNEIO ORGANIZADOR VAGAS DATA
Palmas Aberto do Tocantins FTX 3 24/4/2010
Araguaina Etapa Classificatória FTX 2 28 e 29/08/2010
Gurupi Etapa Classificatória FTX 2 11e 12/09/2010
Palmas Etapa Classificatória FTX 5 25 e 26 /09/2010

Total de Vagas 12

Obs: Caso a regional não tenha classificados, as vagas serão distribuídas por igual para as etapas classificatórias que realizaram as atividades.

QUADRO DE PRAZOS

1. Confirmação 15 de julho de 2010
2. Cadastramento do Clube Organizador 15 de julho de 2010
3. Publicação do Folder 30 de julho de 2010
4. Realização das Semifinais - Agosto e Setembro
5. Informação Oficial dos Classificados 27 de setembro de 2010
6. Confirmação de presença na Final em Palmas 01 de outubro de 2010

Lembrar os prazos específicos, para o caso de torneios valendo Rating CBX.
§ 1º - Se algum classificado declinar de sua participação nesta fase, a FTX convocará o enxadrista imediatamente posicionado abaixo na lista classificatória do respectivo evento. Em hipótese alguma será aceita outra forma de preenchimento de vagas decorrentes dos casos expostos acima.

Artigo 9º DOS CASOS DE DESISTÊNCIA
Se algum enxadrista desistir ou abandonar em curso a quaisquer dos torneios das fases SEMIFINAL ou FINAL, sem justificar previamente a FTX os motivos plausíveis para tal comportamento, será automaticamente suspenso pelo período de 01 (um) ano das atividades enxadrísticas oficiais promovidas no
Estado do Tocantins, podendo esta suspensão ser convertida em multa no valor de uma anuidade CBX, exceto em caso de reincidência.

Parágrafo primeiro – Serão considerados os motivos justificáveis:
I – Problema de saúde devidamente comprovado por atestado médico;
II – óbito familiar;
III – Caso fortuito ou de força maior devidamente comprovado.

Parágrafo segundo – Os motivos justificados não dão direito ao jogador a futuramente reivindicar o resultado da partida.

Artigo 10º DAS INSCRIÇÕES

As inscrições nas etapas classificatória da região Norte e Região Sul serão isentas para todos os jogadores que estiverem em dia com a CBX. A etapa classificatória de Palmas será cobrada uma taxa de inscrição que deve ser definida e informada no regulamento específico do torneio. Para os já classificados, a partir da participação em uma segunda etapa do campeonato tocantinense, cada jogador terá que pagar uma taxa de R$ 20,00 (Vinte Reais) para efetuar sua inscrição.

Artigo 11º DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão julgados e deliberados pela Diretoria da Federação Tocantinense de Xadrez.




Palmas, 08 de julho de 2010

___________________________
Eriberto Nascimento Santos
Presidente da FTX

___________________________
Israel Fillip da Silva Pontes
Diretor Técnico da FTX

Comentários

Postagens mais visitadas