REGULAMENTO DO CIRCUITO DE XADREZ RÁPIDO DO TOCANTINS

 

 

R E G U L A M E N T O

 

Serão realizadas 08 Etapas de cinco rodadas sendo uma Etapa em cada mês.

A abertura oficial do Circuito de Xadrez Rápido do Tocantins, será no dia 01 de janeiro com a publicação deste regulamento no blog e site oficial da FTX, em seguida será publicado o folder, local da 1ª Etapa, data e horário.

Nas primeiras semanas de cada mês será divulgado as datas das Etapas referente ao mês vigente.

Será realizada a contagem de pontos de cada jogador acumulando as pontuações de etapa a etapa, os pontos acumulados serão os pontos adquiridos ao final de cada competição.

O Jogador de maior pontuação no Circuito de Xadrez Rápido ao final da última etapa terá o título de Campeão do Circuito de Xadrez Rápido do Tocantins do ano vigente.

Critérios para desempates de ao final do circuito serão:

1ª Maior número de classificação de 1º colocado por etapas.

2ª Maior número de classificação de 2º colocado por etapas.

3ª Maior número de classificação de 3º colocado por etapas.

Os Critérios de desempate para todas as etapas serão:

 Confronto direto (Código 11);

Buchholz sem corte de resultado (Código 37);

Buchholz com corte do pior resultado (Código 37);

Sonneborn Berger (Código 52);

Maior número de vitórias (Código 12).

 

Armagedon - apenas para as três primeiras colocações - com cinco minutos para o jogador das negras e seis minutos para o jogador das brancas, sendo as cores sorteadas. O jogador das brancas vence com a vitória e o jogador das negras vence com o empate ou com a vitória.

O Árbitro das etapas será informado na divulgado de cada Etapa.

Os valores das inscrições de cada Etapa, será destinado as despesas do evento incluindo troféu e medalhas, Locação de mesas, cadeiras, Salão e Árbitros.

Circuito Tocantinense de Xadrez:

Etapa

Data

Local

Horário

1ª Etapa

  ******************

  ******************

******

2ª Etapa

  ******************

  ******************

******

3ª Etapa

  ******************

  ******************

******

4ª Etapa

  ******************

  ******************

******

5ª Etapa

  ******************

  ******************

******

6ª Etapa

  ******************

  ******************

******

7ª Etapa

  ******************

  ******************

******

Última Etapa

  ******************

  ******************

******

#obs: local que será informado antecipadamente a vigilância.

Os participantes, desde o momento da inscrição, autorizam a utilização de seu nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a Organização. A inscrição para esse torneio implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.

Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio, juntamente com a Comissão de Arbitragem da Federação Tocantinense de Xadrez.

Cumpre ressaltar que o torneio obedece aos procedimentos que vem sendo adotado em todo o mundo pela Federação Internacional de Xadrez, essa referência internacional colabora para a maior segurança do evento.

 

O evento acontecerá seguindo os protocolos de segurança sanitária, do município, do estado e da FIDE.

                                               

Federação Tocantinense de Xadrez (FTX)

Presidente: Raimundo Eudes

 

  

 

 

 

Anexo: Introdução as Leis do Xadrez da FIDE:

·         Artigo 7.º: Irregularidades

·         Artigo 11: A Conduta dos Jogadores

·         Artigo 12: O Papel do Árbitro (ver Prefácio)

·         Apêndice A. Xadrez Rápido

 

LEIS DO XADREZ DA FIDE

Leis do Xadrez / Leis do Xadrez da FIDE que entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023 /

 

Artigo 7.º: Irregularidades

7.1 Se ocorrer uma irregularidade e as peças tiverem de ser restauradas para uma posição anterior, o árbitro deve usar o seu melhor julgamento para determinar os tempos a serem mostrados no relógio de xadrez. Isso inclui o direito de não alterar os horários do relógio. Deve também, se necessário, ajustar o contador de movimentos do relógio.

7.2.1 Se durante um jogo se verificar que a posição inicial das peças estava incorreta, o jogo será cancelado e um novo jogo será jogado.

7.2.2 Se, durante um jogo, se verificar que o tabuleiro de xadrez foi colocado de forma contrária ao artigo 2.1, o jogo continuará, mas a posição alcançada deve ser transferida para um tabuleiro de xadrez corretamente colocado.

7.3 Se um jogo tiver começado com as cores invertidas, então, se menos de 10 movimentos tiverem sido feitos por ambos os jogadores, ele será descontinuado e um novo jogo jogado com as cores corretas. Após 10 movimentos ou mais, o jogo continuará.

7.4 Peças espaçadas:

7.4.1 Se um jogador deslocar uma ou mais peças, ele / ela deve restabelecer a posição correta em seu próprio tempo.

7.4.2 Se necessário, o jogador ou seu oponente devem pausar o relógio de xadrez e pedir a ajuda do árbitro.

7.4.3 O árbitro pode penalizar o jogador que deslocar as peças.

7.5 Movimentos ilegais:

7.5.1 Um movimento ilegal é completado uma vez que o jogador tenha pressionado seu relógio. Se, durante um jogo, se verificar que foi concluída uma jogada ilegal, a posição imediatamente anterior à irregularidade será restabelecida. Se a posição imediatamente anterior à irregularidade não puder ser determinada, o jogo deve continuar a partir da última posição identificável antes da irregularidade. Os artigos 4.3 e 4.7 aplicam-se à medida que substitui a mudança ilegal. O jogo deve então continuar a partir desta posição restabelecida.

7.5.2 Se o jogador moveu um peão para a classificação mais distante, pressionou o relógio, mas não substituiu o peão por uma nova peça, o movimento é ilegal. O peão é substituído por uma rainha da mesma cor que o peão.

7.5.3 Se o jogador pressionar o relógio sem fazer um movimento, ele será considerado e penalizado como se fosse um movimento ilegal.

7.5.4 Se um jogador usar dois ponteiros para fazer um único movimento (por exemplo, em caso de castling, captura ou promoção) e pressionar o relógio, ele será considerado e penalizado como se fosse um movimento ilegal.

7.5.5 Após a ação tomada nos termos do Artigo 7.5.1, 7.5.2, 7.5.3 ou 7.5.4 para o primeiro movimento ilegal concluído por um jogador, o árbitro deve dar dois minutos de tempo extra ao seu oponente; para o segundo movimento ilegal completado pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar o jogo perdido por este jogador. No entanto, o jogo é empatado se a posição for tal que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de movimentos legais.

7.6 Se, durante um jogo, se verificar que alguma peça foi deslocada da sua casa correta, a posição anterior à irregularidade será restabelecida. Se a posição imediatamente anterior à irregularidade não puder ser determinada, o jogo deve continuar a partir da última posição identificável antes da irregularidade. O jogo deve então continuar a partir desta posição restabelecida.

Artigo 11: A Conduta dos Jogadores

11.1 Os jogadores não devem tomar nenhuma ação que traga o jogo de xadrez em descrédito.

11.2 Local de jogo e área de jogo:

11.2.1 O “local de jogo” é definido como a “área de jogo”, salas de descanso, banheiros, área de refrescos, área reservada para fumar e outros locais designados pelo árbitro.

11.2.2 A área de jogo é definida como o local onde os jogos de uma competição são jogados.

11.2.3 Somente com a permissão do árbitro pode:

11.2.3.1 um jogador deixar o local de jogo,

11.2.3.2 o jogador que tiver a mudança ser autorizado a deixar a área de jogo.

11.2.3.3 uma pessoa que não seja nem jogador nem árbitro tenha acesso à área de jogo.

11.2.4 Os regulamentos de um evento podem especificar que o oponente do jogador que tem uma mudança deve se apresentar ao árbitro quando ele / ela deseja deixar a área de jogo.

11.3 Notas e dispositivos eletrônicos:

11.3.1 Durante o jogo, os jogadores estão proibidos de usar quaisquer notas, fontes de informação ou conselhos, ou analisar qualquer jogo em outro tabuleiro de xadrez.

11.3.2 Durante um jogo, um jogador é proibido de ter qualquer dispositivo eletrônico não especificamente aprovado pelo árbitro no local de jogo.

11.3.2.1 No entanto, os regulamentos de um evento podem permitir que tais dispositivos sejam armazenados na bolsa de um jogador, desde que o dispositivo esteja completamente desligado. Este saco deve ser colocado conforme acordado com o árbitro. Ambos os jogadores estão proibidos de usar este saco sem a permissão do árbitro.

11.3.2.2 Se for evidente que um jogador tem tal dispositivo em sua pessoa no local de jogo, o jogador perderá o jogo. O adversário vencerá. Os regulamentos de um evento podem especificar uma penalidade diferente, menos severa.

11.3.3 O árbitro pode exigir que o jogador permita que suas roupas, bolsas, outros itens ou corpo sejam inspecionados, em particular. O árbitro ou a pessoa autorizada pelo árbitro deve inspecionar o jogador e ser do mesmo sexo que o jogador. Se um jogador se recusar a cooperar com essas obrigações, o árbitro tomará medidas em conformidade com o artigo 12.9.

11.3.4 O fumo, incluindo cigarros eletrônicos, é permitido apenas na seção do local designada pelo árbitro.

11.4 Os jogadores que tenham terminado os seus jogos serão considerados espectadores.

11.5 É proibido distrair ou irritar o oponente de qualquer maneira. Isso inclui reivindicações irracionais, ofertas não razoáveis de um empate ou a introdução de uma fonte de ruído na área de jogo.

11.6 A infração de qualquer parte dos artigos 11.1 a 11.5 acarretará sanções de acordo com o artigo 12.9.

11.7 A recusa persistente de um jogador em cumprir as Leis do Xadrez será penalizada pela perda do jogo. O árbitro decidirá a pontuação do adversário.

11.8 Se ambos os jogadores forem considerados culpados de acordo com o Artigo 11.7, o jogo será declarado perdido por ambos os jogadores.

11.9 Um jogador terá o direito de solicitar ao árbitro uma explicação de pontos específicos nas Leis do Xadrez.

11.10 A menos que os regulamentos de um evento especifiquem o contrário, um jogador pode recorrer de qualquer decisão do árbitro, mesmo que o jogador tenha assinado o placar (consulte o Artigo 8.7).

11.11 Ambos os jogadores devem ajudar o árbitro em qualquer situação que exija a reconstrução do jogo, incluindo reivindicações de empate.

11.12 Verificar uma reivindicação de “três vezes a ocorrência da posição” ou uma reivindicação de “50 movimentos” é um dever dos jogadores, sob a supervisão do árbitro.

Artigo 12: O Papel do Árbitro (ver Prefácio)

12.1 O árbitro zelará para que as Leis do Xadrez sejam observadas.

12.2 O árbitro deve:

12.2.1 assegurar o fair play,

12.2.2 agir no melhor interesse da concorrência,

12.2.3 assegurar a manutenção de um bom ambiente de jogo,

12.2.4 assegurar que os jogadores não sejam perturbados,

12.2.5 supervisionar o progresso do concurso,

12.2.6 tomar medidas especiais no interesse dos jogadores com deficiência e daqueles que necessitam de cuidados médicos,

12.2.7 seguir as Regras ou Diretrizes de Fair Play (nova redação)

12.3 O árbitro deve observar os jogos, especialmente quando os jogadores estão com pouco tempo, fazer cumprir as decisões que ele / ela tomou, e impor penalidades aos jogadores, quando apropriado.

12.4 O árbitro pode nomear assistentes para observar os jogos, por exemplo, quando vários jogadores estão com pouco tempo.

12.5 O árbitro pode conceder a um ou a ambos os jogadores tempo adicional em caso de perturbação externa do jogo.

12.6 O árbitro não deve intervir em um jogo, exceto nos casos descritos pelas Leis do Xadrez. Não deve indicar o número de movimentos realizados, exceto na aplicação do n.o 5 do artigo 8.o, quando pelo menos um pavilhão tiver caído. O árbitro deve abster-se de informar um jogador de que o seu adversário completou um movimento ou que o jogador não pressionou o seu relógio.

12.7 Se alguém observar uma irregularidade, poderá informar apenas o árbitro. Os jogadores de outros jogos não devem falar ou interferir de outra forma em um jogo. Os espectadores não estão autorizados a interferir em um jogo. O árbitro pode expulsar os infratores do local de jogo.

12.8 A menos que autorizado pelo árbitro, é proibido a qualquer pessoa usar um telefone celular ou qualquer tipo de dispositivo de comunicação no local de jogo ou em qualquer área contígua designada pelo árbitro.

12.9 Opções disponíveis para o árbitro relativas a penalidades:

12.9.1 advertência,

12.9.2 aumentar o tempo restante do adversário,

12.9.3 reduzir o tempo restante do jogador infrator,

12.9.4 aumentar os pontos marcados no jogo pelo adversário para o máximo disponível para esse jogo,

12.9.5 reduzir os pontos marcados no jogo pela pessoa infratora,

12.9.6 declarar que o jogo deve ser perdido pelo jogador infrator (o árbitro também deve decidir a pontuação do adversário),

12.9.7 uma multa anunciada antecipadamente,

12.9.8 exclusão de uma ou mais rodadas,

12.9.9 expulsão do evento.

 

APÊNDICES

Apêndice A. Xadrez Rápido

A.1 Um jogo de “xadrez rápido” é aquele em que todos os movimentos devem ser concluídos em um tempo fixo de mais de 10 minutos, mas menos de 60 minutos para cada jogador; ou o tempo alocado mais 60 vezes qualquer incremento é de mais de 10 minutos, mas menos de 60 minutos para cada jogador.

A.2 Os jogadores não precisam gravar os movimentos, mas não perdem seus direitos a reivindicações normalmente baseadas em uma planilha. O jogador pode, a qualquer momento, pedir ao árbitro que lhe forneça uma planilha de anotação, a fim de escrever os movimentos.

A.3 As penalidades mencionadas nos Artigos 7 e 9 das Regras de Jogo Competitivo serão de um minuto em vez de dois minutos. (nova inserção)

A.4 As Regras de Jogo Competitivas aplicam-se se:

A.4.1 um árbitro supervisiona no máximo três jogos e

A.4.2 cada jogo é gravado pelo árbitro ou seu assistente e, se possível, por meios eletrônicos.

A.4.3 O jogador pode, a qualquer momento, quando for a sua jogada, pedir ao árbitro ou ao seu assistente que lhe mostre a planilha. Isso pode ser solicitado no máximo cinco vezes em um jogo. Mais pedidos devem ser considerados como uma distração do oponente.

A.5 Caso contrário, o seguinte se aplica:

A.5.1 A partir da posição inicial, uma vez que 10 movimentos tenham sido completados por cada jogador,

A.5.1.1 Nenhuma alteração pode ser feita na configuração do relógio, a menos que a programação do evento seja afetada negativamente.

A.5.1.2 Nenhuma reivindicação pode ser feita em relação à configuração ou orientação incorreta do tabuleiro de xadrez. Em caso de colocação incorreta do rei, o roque não será permitido. Em caso de colocação incorreta da torre, não é permitido o roque com esta torre.

A.5.2 Se o árbitro observar uma ação tomada nos termos do artigo 7.5.1, 7.5.2, 7.5.3 ou 7.5.4, ele / ela deve agir de acordo com o artigo 7.5.5, desde que o oponente não tenha dado o seu próximo lance. Se o árbitro não intervir, o oponente tem o direito de reivindicar, desde que o oponente não tenha feito o seu próximo lance. Se o adversário não reivindicar e o árbitro não intervir, o movimento ilegal permanecerá de pé e o jogo continuará. Uma vez que o oponente tenha feito seu próximo lance, um movimento ilegal não pode ser corrigido, a menos que isso seja acordado pelos jogadores sem a intervenção do árbitro.

A.5.3 Para reivindicar uma vitória pelo tempo, o requerente pode pausar o relógio de xadrez e notificar o árbitro. No entanto, o jogo estará empatado se a posição for tal que o requerente não possa dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de movimentos legais.

A.5.4 Se o árbitro observar que ambos os reis estão sob xeque, ou um peão estiver no posto mais distante de sua posição inicial, ele / ela deve esperar até que o próximo movimento seja concluído. Então, se uma posição ilegal ainda estiver no tabuleiro, ele / ela deve declarar o jogo empatado.

A.5.5 O árbitro também deve chamar uma queda de bandeira, se a observar.

A.6 Os regulamentos de um evento devem especificar se o Artigo A.4 ou o Artigo A.5 se aplicam a todo o evento.

 









Comentários

Postagens mais visitadas