REGULAMENTO DO CIRCUITO DE XADREZ RÁPIDO DO TOCANTINS 2021

R E G U L A M E N T O

 

Serão realizadas 05 Etapas de cinco rodadas sendo uma Etapa em cada mês.


A abertura oficial do Circuito de xadrez rápido 2021 será no dia 19 de julho de 2021 com a publicação deste regulamento no blog e site oficial da FTX, em seguida será publicado o folder, local da 1ª Etapa, data e horário.

Nas primeiras semanas de cada mês será divulgado as datas das Etapas referente ao mês vigente.

Será realizada a contagem de pontos de cada jogador acumulando as pontuações de etapa a etapa, os pontos acumulados serão os pontos adquiridos ao final de cada competição.

O Jogador de maior pontuação no Circuito de Xadrez Rápido 2021 ao final da última etapa terá o título de Campeão do Circuito de Xadrez Rápido do Tocantins 2021.

Critérios para desempates de ao final do circuito serão:

 1ª Maior número de classificação de 1º colocado por etapas.

2ª Maior número de classificação de 2º colocado por etapas.

3ª Maior número de classificação de 3º colocado por etapas.


Os Critérios de desempate para todas as etapas serão:

Confronto direto (Código 11);

Buchholz sem corte de resultado (Código 37);

Buchholz com corte do pior resultado (Código 37);

Sonneborn Berger (Código 52);

Maior número de vitórias (Código 12).

 

Os Árbitros e o tempo de reflexão das etapas serão informados na divulgado de cada Etapa.

Os valores das inscrições de cada Etapa, será destinado as despesas do evento incluindo as premiações, Locação de mesas, cadeiras, Salão e Árbitros.

 

V Circuito Tocantinense de Xadrez:

 

Etapa

Data

Local

Horário

1ª Etapa

24/07/2021 sábado

Capim Dourado Shopping

14h às 18h

2ª Etapa

A definir/sábado-agosto

Capim Dourado Shopping

14h às 18h

3ª Etapa

A definir/sábado-setembro

Capim Dourado Shopping

14h às 18h

4ª Etapa

A definir/sábado-outubro

Capim Dourado Shopping

14h às 18h

Última Etapa

A definir/sábado-novembro

Capim Dourado Shopping

14h às 18h

 

#obs: locais sujeitos à alteração que serão informados antecipadamente a vigilância.

Os participantes, desde o momento da inscrição, autorizam a utilização de seu nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a Organização. A inscrição para esse torneio implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.

Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio, juntamente com a Comissão de Arbitragem da Federação Tocantinense de Xadrez.

Cumpre ressaltar que o torneio obedece aos procedimentos que vem sendo adotado em todo o mundo pela Federação Internacional de Xadrez, essa referência internacional colabora para a maior segurança do evento.

 

A quantidade de jogadores ou juízes prevista no evento é de no máximo 25 presentes.

O público previsto é de Zero pessoas haja vista o período pandêmico.

O evento acontecerá seguindo os protocolos de segurança sanitária, do município, do estado e da FIDE, os jogadores devem trazer seu próprio álcool em gel.

 

 Link para inscrições: V Circuito Tocantinense de Xadrez: (google.com)

Anexo I

 

 

PROTOCOLO PUBLICADO PELA FIDE – FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ E QUE A LBX – LIGA BRASILEIRA DE XADREZ ACATA E REPASSA COMO RECOMENDAÇÃO À TODOS OS SEUS ORGANIZADORES E ÁRBITROS, COMO GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA UMA RETOMADA GRADUAL DOS EVENTOS PRESENCIAIS DE XADREZ, RESPEITANDO NORMAS ESTADUAIS E/OU MUNICIPAIS DA VIGIL NCIA SANITÁRIA OU OUTRO ÓRGÃO DE SAÚDE PÚBLICA.

 

A FIDE continua monitorando de perto a pandemia da doença de coronavírus (COVID-19), que foi relatada pela primeira vez em Hubei, China, em 31 de dezembro de 2019.

Em vista do perigo representado pela pandemia do COVID-19, a FIDE, por meio de sua Comissão Médica, desenvolveu uma política e um protocolo de segurança médica que visam minimizar as chances de transmissão do novo Coronavírus nos futuros eventos de xadrez externos durante 2020 e além. No futuro, a FIDE continuará monitorando a pandemia do Covid-19 e responderá de acordo.

As seguintes medidas devem ser adotadas nos próximos eventos de xadrez, para impedir a possível propagação do novo coronavírus e proteger os participantes contra infecções:

 

OBRIGAÇÃO

Organizadores, jogadores, árbitros e outros oficiais devem cumprir sua respectiva legislação nacional sobre gerenciamento de crises COVID-19 do país em que o evento de xadrez ocorre.

 

RECOMENDAÇÕES

Em vista da pandemia de Covid-19 ainda em andamento em várias partes do mundo, recomenda-se reiniciar as atividades de xadrez no nível regional com eventos de pequena escala com participantes limitados.

• Isso facilitará o gerenciamento do risco de transmissão do novo coronavírus e permitirá a realização de eventos maiores no futuro, uma vez que o risco de transmissão continua diminuindo com a pandemia decrescente.

 

1. As salas de jogos não devem estar superlotadas e deve haver separação física suficiente (distanciamento social) entre as pessoas (pelo menos 1 metro). As mesas também devem ter pelo menos 1 metro de distância.

 

• Isso deve minimizar as chances de possível transmissão do vírus COVID-19 entre os participantes.

 

2. Não deve haver (de preferência) ou ter poucos espectadores nas salas de jogos. Os jogadores devem deixar a sala de jogo ao final do jogo.

 

• Isso visa minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus, minimizando o número de pessoas próximas entre si no local de jogo.

 

3. Todos os conjuntos de xadrez (tabuleiros, peças e relógios), mesas e cadeiras devem ser limpas (com água limpa e sabão ou desinfetante ou desinfetante) antes e depois de cada rodada.

 

• Estudos demonstraram que o novo coronavírus pode sobreviver em superfícies por muitas horas. A limpeza dos jogos de xadrez, mesas e cadeiras deve minimizar a possível transmissão do novo coronavírus

 

4. Deve haver fácil acesso às instalações para que os participantes lavem as mãos com água corrente limpa e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool. Ao entrar e sair da sala de jogos e durante os intervalos, os participantes devem lavar ou desinfetar as mãos.

Os participantes devem lavar as mãos frequentemente com água corrente limpa e sabão ou desinfetantes para as mãos à base de álcool, a fim de reduzir as chances de infecção pelo novo coronavírus.

 

5. Todos os jogadores, árbitros e oficiais devem usar máscaras.

 

• Os participantes devem usar máscaras para evitar a possível propagação do novo coronavírus.

• Deve-se notar que as máscaras são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com álcool ou água e sabão à mão.

• Se você usa uma máscara, deve saber como usá-la e descartá-la adequadamente.

• Antes de colocar uma máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.

• Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.

• Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando; se o fizer, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.

• Para remover a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara).

 

6. As salas de jogos devem ter ventilação e circulação de ar adequadas e que funcionem bem com entrada de ar fresco. Não são recomendados torneios em salas sem ventilação adequada.  Atividades de xadrez ao ar livre são recomendadas.

 

• Esta medida garantirá que o ar nas salas de jogos seja fresco e que as salas de jogos circulem rapidamente ar o tempo todo para minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus.

 

7. Durante os intervalos para café / almoço e refeições comunitárias, devem ser adotadas medidas especiais para minimizar a superlotação e evitar o contato pessoal muito próximo entre os participantes.

 

• Isso também deve minimizar a probabilidade de propagação do novo coronavírus.

 

8. Nas instalações sanitárias, deve-se garantir limpeza e desinfecção adequadas das instalações e ventilação constante. Os participantes devem se mover de maneira que uma distância de pelo menos 1 metro seja observada o tempo todo.

 

9. É recomendável que os jogadores assinem uma declaração sobre a ausência de sinais respiratórios. Na declaração, o jogador também deve declarar que está ciente do possível risco de transmissão do novo coronavírus durante o evento de xadrez, mas está disposto a participar.

Além das medidas acima, os participantes do evento (jogadores / árbitros / imprensa / espectadores) são incentivados a praticar os seguintes comportamentos de proteção pessoal, a fim de proteger a si e a outros da infecção pelo novo coronavírus.

 

COMO SE PROTEGER CONTRA O NOVO CORONAVIRUS (COVID-19)

 

1. Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use um esfregão à base de álcool se as mãos não estiverem visivelmente sujas.

Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos elimina o vírus se estiver nas suas mãos.

 

2. Pratique higiene respiratória

Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com cotovelo ou tecido flexionado - descarte o tecido imediatamente em uma lixeira fechada e limpe as mãos com álcool ou água e sabão à mão.

Por quê? Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar impede a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir nas mãos, poderá contaminar objetos ou pessoas em que tocar.

 

3. Mantenha o distanciamento social (físico)

Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro entre você e outras pessoas, principalmente aquelas que tossem, espirram e têm febre.

Por quê? Quando alguém que está infectado com uma doença respiratória como 2019-nCoV, tosse ou espirra, projeta pequenas gotículas que contêm o vírus. Se você estiver muito perto, pode respirar o vírus.

 

4. Evite apertos de mão, abraços, beijos na bochecha e outros contatos pessoais próximos com outros jogadores / árbitros e outras pessoas presentes

Por quê? O Covid-19 é espalhado através do contato com gotículas infectadas e as ações acima podem expô-lo à infecção pelo COVID 19 se o seu contato próximo estiver infectado.

 

5. Evite tocar nos olhos, nariz e boca Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si mesmo.

 

6. Se você tiver febre, tosse, dor de garganta e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo Por quê? Sempre que você tiver febre, tosse, dor de garganta e dificuldade em respirar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Os sintomas respiratórios com febre podem ter várias causas e, dependendo do seu histórico e circunstâncias pessoais de viagem, o Covid-19 pode ser um deles.

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas